Order:
  1.  3
    Arte e Verdade - Entre o Filósofo e o Pintor.Natália Acurcio Cardoso - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    Pretendemos mostrar nesse artigo como algumas passagens das “Cartas a Theo”, escritas por Vincent Van Gogh, podem contribuir para o entendimento de uma noção de arte articulada por Hegel nos seus “Cursos de Estética”. O nosso objetivo é explicitar como as ideias de autonomia e verdade são centrais para a filosofia da arte de Hegel, e de que maneira elas ecoam nos escritos de Van Gogh, ainda que o pintor, posterior a Hegel, não tenha aparentemente nenhum conhecimento da filosofia hegeliana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A incompreensão de Bacurau.Natália Acurcio Cardoso - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):615-627.
    Trata-se de uma crítica de Bacurau, que busca refletir sobre uma pergunta que se repete no filme por diferentes personagens, e como há algo oculto ou que escapa ao sujeito que realiza a questão que talvez seja uma forma de compreender os conflitos que aparecem na obra.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    A presencialidade de Hölderlin, Hans-Georg Gadamer.Natália Acurcio Cardoso - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    A versão original do ensaio A presencialidade de Hölderlin,2 de Hans-Georg Gadamer,encontra-se no volume 9 das suas obras completas, que se chama Estética e Poética II –Hermenêutica em Execução. No prólogo da presente edição, Gadamer ressalta que apreocupação desse volume não é de tratar a poesia como o sujeito de uma abordagemcientífica ou teórica, mas sim de executar uma espécie de entrada no poético, naquilo que é asua prática. Gadamer afirma que a poesia é capaz de se tornar parceira de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark